fbpx

E se meus recicláveis molharem?

E se meus recicláveis molharem?

No geral, a água não estraga os materiais que seguirão para a reciclagem, a não ser que seja em graaaande quantidade

“A coleta seletiva ia passar na minha rua, eu coloquei meu saco de recicláveis na calçada e… começou a chover. Tudo se perdeu?”. Essa dúvida ainda surge por aí: será que os itens recicláveis, se ficarem umedecidos com água, não poderão mais ser aproveitados?

Para esclarecer esse ponto, devemos entender que o problema não é a água, em si. Mas a quantidade de água. Isso significa que se você separou seus resíduos recicláveis e eles entraram em contato com um pouco de água, seja porque você enxaguou algumas embalagens e acabou as descartando ainda úmidas, seja porque choveu logo após você colocar o saco bem amarrado na calçada, pode ficar tranquilo. Nada ali vai estar perdido.

Agora, se esses itens entraram em contato com uma quantidade muito grande de água a ponto, por exemplo, de desintegrar as embalagens de papel que ali estavam, pode ser que haja uma perda grande.

Como podemos evitar que isso aconteça? Vamos à algumas dicas:

  1. Sempre que optar por higienizar as embalagens com água de reuso, deixe que escorram bastante antes de descartar no coletor de recicláveis;
  2. Na hora de colocar os recicláveis na calçada para a coleta seletiva, amarre muito bem o saco para impedir que, em caso de chuva, muita água acabe entrando nessa embalagem;
  3. Lembre-se de levar esse saco para fora o mais perto possível do horário oficial da coleta. Quanto menos tempo esses itens ficarem expostos aguardando os catadores, melhor. Além de evitar que tudo se molhe se estiver chovendo, também impede que animais possam se aproximar, rasgar e espalhar os itens pela calçada.

Por fim, fique tranquilo pois um pouquinho de água não vai atrapalhar o processo da reciclagem e continue separando e descartando corretamente todos os seus resíduos.