fbpx

Precisamos lavar as embalagens antes do descarte?

A recomendação principal é: as embalagens devem estar limpas para evitar mau cheiro, atração de insetos e o risco de inviabilizar a reciclagem

Eu preciso lavar todas as embalagens antes de descartá-las nos coletores de recicláveis? Essa é uma pergunta bastante comum quando as famílias começam a separar e destinar adequadamente seus resíduos sólidos. E a resposta é simples: essas embalagens precisam estar limpas para evitar que, ao se acumularem e seguirem para as cooperativas, gerem odores desagradáveis por conta dos resíduos alimentares e atraiam insetos e outros animais. Se sujas, também podem contaminar outros produtos, inviabilizando o processo de reciclagem.

Entendido isso, compreendemos que lavar ou não lavar é relativo. Algumas embalagens não ficam sujas e não precisam de nenhum processo de limpeza antes do descarte. É o caso, por exemplo, de uma bandeja de Isopor® que foi usada para armazenar uma porção de queijo muçarela. Ao retirar o queijo, a bandeja estará limpa e pode ir direto para o coletor de recicláveis.

Já não podemos fazer o mesmo com o frasco do requeijão. Vamos imaginar que consumimos o requeijão todo e vamos descartar aquela embalagem repleta de resquícios alimentares. Até que ela seja, de fato, reciclada, dias vão passar e naturalmente aquele restinho de requeijão ali dentro vai azedar, gerando odores e atraindo insetos. Qual a recomendação nesse caso? Quando você estiver lavando a sua louça, aproveite a água utilizada para já enxaguar o pote de requeijão. Você verá que todo o resíduo sairá e, assim, poderá descartá-lo corretamente junto com os outros recicláveis.

Outro ponto importante dessa limpeza está no fato de que um recipiente reciclável descartado ainda com resíduos pode contaminar e inviabilizar outros materiais que foram postos naquele mesmo coletor. Suponhamos que você acabou de usar uma lata de atum e a descartou sem retirar o óleo que conserva o alimento. Jogou aquela latinha no coletor onde também está um monte de aparas de papel. Se o óleo remanescente cair sobre o papel descartado, é bem provável que aquele material perca a capacidade de ser reaproveitado. Mais uma vez, aqui, basta colocar a lata na pia e aproveitar a água que está sendo usada para lavar a louça para enxaguar a embalagem e permitir que ela siga seu ciclo sem interferir nos demais materiais recicláveis que irão junto com ela.

Outra possibilidade, para algumas embalagens, está em fazer essa remoção dos resíduos com um guardanapo de papel já usado. Essa estratégia serve, por exemplo, para limpar um marmitex que você acabou de pedir no delivery. Ao retirar bem os resquícios dos alimentos, ele pode ir para o coletor sem passar pela água.

A melhor estratégia aqui é parar por um segundo e pensar: qual a melhor forma de deixar essa embalagem limpa para que o processo de reciclagem possa fluir? E, assim, entender se um guardanapo é suficiente ou se passar pela água – sempre de reúso – é melhor.

Caso ainda tenha dúvidas, mande sua pergunta. Acesse nossas redes sociais (Instagram e Facebook) e nos procure. Vamos te responder o mais breve possível! O importante é nunca deixarmos que qualquer questionamento nos impeça de separar e destinar adequadamente nossos resíduos.