fbpx

Transformers de material reciclado?

Crianças criativas e resíduos recicláveis geram vídeo curioso na Internet

A união entre criatividade e consciência ambiental gera frutos muito interessantes (e divertidos). No Espírito Santo, alunos da escola EMEFTI Leonilda das Graças Langa, em Cariacica, aproveitaram o feriado de 7 de setembro de um jeito inusitado. Com um trabalho de reaproveitamento de materiais reciclados, as crianças investiram em uma atividade impressionante: criação de transformers.
O vídeo, que você pode ver AQUI, fez muito sucesso nas redes sociais e, hoje, já soma mais de meio milhão de visualizações. Quem gravou esse desfile diferente foi o repórter fotográfico Thiago Soares, do jornal Folha Vitória.
Com essa notícia, aproveitamos para enfatizar um aprendizado: quando pegamos um material reciclável que seria descartado e damos uma nova função a ele dentro das nossas casas – assim como fizeram as crianças do Espírito Santo – estamos reaproveitando esses materiais, e não os reciclando.
Já quando os separamos e descartamos corretamente, garantindo que ele entre na rota da coleta seletiva, estamos incentivando a reciclagem e garantindo que eles cheguem até a indústria recicladora para que, então, sejam, de fato, reciclados.
A lição mais importante disso tudo é que devemos evitar ao máximo que materiais que podem ser reaproveitados sejam destinados aos aterros sanitários. Por isso, separe, não pare.