fbpx

Separar e descartar corretamente é uma questão de saúde

Atenção e cuidado são fundamentais de dentro de casa até a destinação final

Estamos sempre comentando sobre como a separação e o descarte corretos dos resíduos que produzimos diariamente em nossas rotinas são ações fundamentais para a sustentabilidade do planeta. Porém, hoje, nosso objetivo é mostrar que essa cultura positiva tem impacto direto também na saúde humana.

E, aqui, cabe mais uma vez lembrarmos da responsabilidade compartilhada.

Isso porque o cuidado e a atenção são necessários em todas as etapas desse processo. Desde o momento em que consumimos e descartamos até a destinação final. Ou seja, o sucesso depende da nossa atitude e também da gestão pública.

Logo após consumir algum produto, devemos sempre nos atentar se aquele resíduo é reciclável ou não. Essa separação é muito importante, pois garante que tudo o que pode ser reaproveitado será, de fato, reaproveitado. Além disso, devemos lembrar que quanto menor o volume de resíduos fora da cadeia de reciclagem, melhor! Isso porque nossos aterros sanitários estão lotados e não temos mais espaços interessantes para a construção de novos aterros sem prejudicar a população de seu entorno.

Na sequência, precisamos nos atentar ao acondicionamento desses resíduos que estão aguardando a coleta pública municipal, que muitas vezes passa a cada 48 horas ou com um maior espaço de tempo.

Manter esses resíduos protegidos reduz a atração de animais como ratos e baratas e, ao mesmo tempo, evita, em caso de chuvas, o acúmulo de água sobre os sacos, o que pode se tornar um local propício para a proliferação de insetos a exemplo do Aedes aegypti, causador da dengue.

Mas o cuidado não acaba por aí. Quando os resíduos são recolhidos, eles devem ser destinados apropriadamente. Hoje, no Brasil, o mais adequado são os aterros sanitários. Quando esse grande volume de resíduos segue para lixões a céu aberto ou mesmo aterros controlados, a saúde da população novamente fica em risco. Esses locais não são preparados para receber o material descartado, o que leva à poluição do solo, da água, da atmosfera e à atração de micro-organismos responsáveis por causar ainda mais doenças.

Por fim, o que percebemos é que separar e descartar corretamente os resíduos impacta positivamente a nossa saúde e a saúde do planeta. Não há nenhuma justificativa para não seguirmos com essas atitudes sustentáveis cotidianamente.