fbpx

O Brasil tem uma meta… e a gente pode ajudar!

Em 18 anos, precisamos alcançar uma taxa de reciclagem de 48%

Você acompanhou as últimas notícias sobre a criação do Planares (Plano Nacional de Resíduos Sólidos)? Caso ainda não tenha visto, em abril deste ano a Presidência da República aprovou o documento que define metas, diretrizes, projetos, programas e ações voltadas à gestão de resíduos sólidos para os próximos 20 anos. E essa publicação traz uma importante meta para o país: ampliar para 48% a taxa de reciclagem até 2040.

O objetivo é complexo, mas o importante é que nós, cidadãos, também temos como contribuir. Aliás, temos um papel muito importante nessa caminhada: precisamos cuidar dos resíduos que geramos, consumindo conscientemente e, depois, separando e descartando tudo corretamente.

A proposta, claro, está relacionada a muitas políticas públicas que também promoverão a cultura da reciclagem e nós não somos os únicos participantes. Aqui, estamos falando de uma cadeia complexa e que precisa crescer em harmonia, cada um fazendo a sua parte.

A missão é realmente um desafio, já que reciclar 48% de todos os resíduos gerados significa reciclar 100 mil toneladas por dia. Interessante, não é mesmo? E saiba que é possível! Se cada um se empenhar em cumprir o seu papel, a meta pode ser batida.

Por fim, o recado que deixamos é que se você já separa e descarta corretamente, deve prosseguir e influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo. Se ainda não separa, deve começar imediatamente! Vamos juntos!