fbpx

Isopor® é um tipo de plástico e é reciclável

O Isopor® é um plástico e é 100% reciclável

Não, você não entendeu errado. Continue lendo para saber mais

A primeira informação que vamos te dar é que o Isopor® é, na verdade, uma marca. Nós, brasileiros, passamos a chamar de Isopor® aqueles produtos feitos em EPS (Poliestireno Expandido) ou XPS (Poliestireno Extrudado). Sim, ambos são tipos de plástico!

A segunda informação é que esses materiais são 100% recicláveis!

O EPS, composto por 98% de ar e apenas 2% de poliestireno é aquele material um pouco mais grosso que a gente consegue notar as bolinhas em sua superfície. É o tipo de Isopor® que compramos na papelaria para fazer os trabalhos escolares ou que costumam envolver os eletrônicos recém comprados.

Já o XPS está ainda mais presente em nosso dia a dia. Sabe a embalagem do marmitex, a bandeja dos legumes à venda no mercado e os copinhos descartáveis que você toma café? Essas embalagens são feitas de XPS.

Apesar de ser interessante ter esse conhecimento, você não precisa dele para fazer a separação e o descarte correto de todos esses produtos que você encontra na sua rotina. E, acredite, a gente pode não perceber, mas estamos cercados deles. No ramo de embalagens, por exemplo, são muito utilizados para armazenamento e transporte de itens refrigerados ou aquecidos e para proteção de equipamentos e produtos frágeis. Na construção civil oferecem isolamento térmico e acústico. Além disso, o Isopor® é um dos materiais usados para a forração dos capacetes devido à sua capacidade de absorver o impacto.

Vamos a um exemplo prático e recente. Agora na pandemia passamos a consumir muito mais delivery, não é mesmo? Quantas vezes você fez um pedido e recebeu sua refeição em embalagens de Isopor®? Em todas elas você descartou essa embalagem corretamente?

Saiba que o Isopor® utilizado na cozinha precisa estar bem limpo antes de ser descartado no cesto de recicláveis. O que você deve fazer é lavar com água de reuso ou tirar bem os resíduos de alimentos com um guardanapo usado, por exemplo. Paralelamente, todos aqueles que envolvem nossas compras não alimentares devem ser igualmente descartados junto aos recicláveis.

O mais importante, agora, é compartilhar a informação de que o Isopor® é um material reciclável para que consigamos cada vez mais ampliar a vida útil desse produto.

Para disseminar esse conhecimento, a Plastivida tem um portal na Internet totalmente dedicado ao EPS. Ao navegar no site http://eps.plastivida.org.br você conhece detalhes sobre aplicações do material, entende por que é possível afirmar que se trata de um produto sustentável, encontra uma lista de PEVs e confere passo a passo o processo de reciclagem dessas embalagens. A entidade também tem um projeto de reciclagem de EPS com algumas lojas do Grupo Pão de Açúcar no município de São Paulo, nas quais o material é coletado e destinado para reciclagem, em sinergia com o conceito de economia circular.

Também estimulando a consciência coletiva, no início desse ano, a ABIPLAST lançou o projeto Isopor® Amigo. Incentivando a preservação da natureza e a economia circular, a ação foi idealizada por um grupo de fabricantes de descartáveis e teve, como foco, a logística reversa dos produtos fabricados em EPS e XPS.

Com o intuito de instruir as pessoas a separar, limpar e descartar corretamente todas as embalagens de Isopor®, o projeto piloto está sendo realizado em Joinville (SC), dentro do Perini Business Park, espaço que abriga um campus da Universidade Federal de Santa Catarina e mais 240 empresas. Por lá, cerca de 11 mil pessoas circulam todos os dias. Todo material arrecadado com essa separação é vendido e a renda revertida para a APAE local.

Agora não há mais desculpa para não descartar corretamente todas essas embalagens em EPS e XPS que chegam até nossa casa, não é mesmo?