fbpx

Eletroeletrônicos sem uso? Separe, descarte corretamente e contribua com a natureza e a sociedade

Eletroeletrônicos sem uso? Separe, descarte corretamente e contribua com a natureza e a sociedade

Você sabia que o Brasil gerou mais de 2,1 milhões de toneladas de resíduo eletroeletrônico em 2019?

O assunto de hoje é resíduo eletroeletrônico! De acordo com o estudo Global E-Waste Monitor 2020, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o maior produtor de resíduos eletroeletrônicos da América do Sul, tendo gerado 2,1 milhões de toneladas somente em 2019.

Esses dados são preocupantes, pois esses produtos possuem componentes químicos perigosos para o meio ambiente e que podem prejudicar a saúde da população quando não descartados adequadamente. Estamos falando de eletrodomésticos como geladeiras, televisões, máquinas de lavar roupas e liquidificadores, mas também de outros itens de uso pessoal como computadores, aparelhos celulares, vídeo games e fones de ouvido. Ah, pilhas e baterias também estão envolvidas!

Mas o que fazer com todos esses resíduos eletroeletrônicos? Em primeiro lugar, lembre-se sempre de deletar todos os seus dados que podem estar inseridos nesses equipamentos. Depois, para o descarte correto, você pode acessar www.greeneletron.org.br. A Green Eletron é a gestora de logística reversa que cuida desses resíduos e nesse site você encontra todas as informações e os pontos de coleta espalhados pelo Brasil.

Dedicado em incentivar a população a descartar corretamente esses resíduos eletroeletrônicos, o Metrô de São Paulo recentemente promoveu uma ação pontual disponibilizando coletores em suas estações e plataformas de embarque e desembarque. Distribuir esses pontos de coleta em locais estratégicos incentiva a atitude sustentável auxiliando a população que deseja se desfazer de itens que não lhe servem mais.

Mas atitudes como estas vão além dos benefícios ambientais. Elas produzem impacto social positivo com a economia de recursos e geração de empregos. Se analisarmos que os resíduos são levados para a reciclagem e voltam à cadeia produtiva sob a forma de matéria-prima, concluímos que eles também são fontes valiosas de trabalho.

Por isso, tome esse cuidado de separar e descartar corretamente (e cuidadosamente) todos os seus eletroeletrônicos!