fbpx

Economizar, organizar e reciclar – Três boas ações para nosso dia a dia

Como reaproveitar pote de sorvete

Vamos falar sobre reaproveitar embalagens?

Ano começando e é natural que muitos de nós comecemos a pensar em dar aquela organizada na casa. Então essa é uma boa hora para falarmos sobre como reaproveitar algumas embalagens pode ajudar nessa tarefa gerando economia e auxiliando o meio ambiente.

Existe um utensílio que já virou meme nas redes sociais: o pote de sorvete. Mas há muito mais o que fazer com ele além de reaproveitá-lo para congelar feijão! Você já parou para pensar que muitas vezes esses potes de sorvete têm um tamanho ideal para organizarmos objetos dentro das gavetas?

E aqui podemos pensar tanto nas gavetas da sala, que sempre aproveitamos para guardar itens menores como pilhas, cabos de energia, extensões, adaptadores de tomada e remédios, quanto nos armários de roupas. Em vez de comprar aquelas colmeias para organizar as meias e as roupas íntimas (e que custam de R$ 15 a R$ 100 a depender do tamanho), que tal fazer essa disposição com os potes de sorvete?

Outra ideia prática e com um item que a maioria das pessoas tem em casa: potes de vidro. Depois de consumir o palmito, as azeitonas e os champignons que utilizou para fazer aquele estrogonofe do fim de semana, lave bem esses potes, retire os rótulos (com água quente e detergente fica mais fácil) e os separe.

Eles podem virar muitos tipos de organizadores: para armazenar hastes flexíveis, algodão e escovas de dentes no banheiro; para queimar velas e deixar o ambiente ainda mais aconchegante; para juntar moedas; e até mesmo para organizar parafusos, pregos, porcas e outros itens que sempre acabam ficando jogados nas nossas caixas de ferramentas.

Por fim, mas não menos importante, as latas de aço! No Brasil, consumimos muitos alimentos que vêm nesse tipo de embalagem. Molho de tomate, ervilha, milho, grão de bico, leite condensado. Essas latas são ótimas para organização, também. Aqui o mais importante é tirar bem a tampa, garantindo que não fique nenhuma rebarba cortante, e depois usar a imaginação. Porta-controle remoto e porta-canetas são apenas algumas das opções possíveis.

Antes de finalizarmos esse post, não podemos deixar de enfatizar um recado muito importante: depois de reaproveitar todas essas embalagens, lembre-se que elas continuam sendo recicláveis. Então, na hora de se desfazer delas de vez, lembre-se de separar e descartar todas corretamente no coletor para recicláveis a fim de que possam seguir o fluxo e permanecer na cadeia de consumo, preservando ainda mais o meio ambiente!