fbpx

É urgente – Temos que cuidar agora dos resíduos para evitar danos muito maiores na próxima década

Estudo mostra que em 2050 serão 3,4 bilhões de toneladas de resíduos por ano no mundo

Nós, humanos, consumimos e geramos resíduos todos os dias de nossa existência. O problema está no fato de que esse volume está crescendo consideravelmente. De acordo com estudo da ISWA (International Solid Waste Association) publicado pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), em 2016, o mundo gerava 2 bilhões de toneladas de resíduos ao ano e, em 2050, teremos de lidar com 3,4 bilhões de toneladas de resíduos todos os anos, sendo que a maior parte do aumento se dará nos países de baixa renda. Por isso, a gente enfatiza: cuidar dos resíduos agora é urgente!

A situação no Brasil também é delicada. Nós somos responsáveis por 40% dos resíduos gerados na América Latina e, até 2030, já produziremos 82,5 milhões de toneladas por ano! Como cuidar de tudo isso? Apostando na responsabilidade compartilhada, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Da nossa parte, como cidadãos, precisamos seguir separando e descartando tudo corretamente. Recicláveis de um lado – a serem encaminhados para as cooperativas de triagem e posteriormente às recicladoras – e os não-recicláveis de outro, que acabarão destinados aos aterros sanitários.

Ao mesmo tempo em que cuidamos dos nossos resíduos, precisamos abraçar a causa e agir como influenciadores, mostrando para nossos colegas, vizinhos e familiares que ainda não têm essa consciência, que separar é preciso e emergencial.

Enquanto isso, seguiremos cobrando a atuação dos outros atores dessa complexa cadeia, exigindo a ampliação da coleta seletiva em todo o país, inclusive nas cidades interioranas; observando a atuação das indústrias na implementação da logística reversa; acompanhando a extinção dos lixões a céu aberto e a construção de novos aterros sanitários; e ficando atentos às políticas públicas que estimulam esse mercado. Vamos juntos! Cuidar corretamente do resíduos é possível!