fbpx

É reciclável ou não é?

Caixa de pizza é descartável sim

Alguns materiais podem gerar dúvidas, mas vamos acabar com elas

Nós separamos nossos resíduos em casa, contribuindo com a cadeia de reciclagem. Mas é natural que tenhamos algumas dúvidas sobre itens que não estão todos os dias na nossa rotina. Por sorte, temos a Internet literalmente na palma da mão para pesquisar aquela embalagem, entender se ela é ou não é reciclável, e fazer a destinação adequada após o uso.

A caixa de pizza, por exemplo, costuma despertar esse questionamento. Aliás, você sabia que, de acordo com a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, o Brasil produz um milhão de pizzas por dia?! É muita pizza e, consequentemente, muita caixa. Então, vamos acabar com a dúvida agora mesmo: a caixa de pizza é sim reciclável! Você deve apenas retirar todos os resquícios do alimento antes de descartá-la no cesto de recicláveis, destinando-a corretamente para as cooperativas.

Tem um outro material que a gente conhece e, às vezes, não sabe bem onde descartar: o plástico bolha. Quando compramos algo novo, muitas vezes o produto vem embalado em plástico bolha. Principalmente quando é frágil ou quando a compra é feita pela Internet e entregue pelos Correios ou por uma transportadora. A embalagem de papelão vai para o cesto de recicláveis e o plástico bolha… também!

Assim como o vidro! Por vezes ficamos na dúvida se o vidro pode ser reciclado mesmo quando quebrado. E a resposta é que sim. Quando quebramos um copo, por exemplo, aqueles caquinhos que recolhemos do chão devem ser destinados à reciclagem assim como qualquer outra embalagem de vidro intacta. O alerta, nesse caso, está para o cuidado com o descarte. Primeiro, cuide para não se ferir ao recolher os cacos. Depois, cuide para não ferir, também, o catador. O ideal ao descartar vidro que se quebrou é colocar os cacos em uma garrafa PET, por exemplo, ou em uma caixa de leite. O objetivo é garantir que os cacos sejam entregues sem risco de machucar ninguém.

Voltando a falar em embalagens dos produtos que a gente compra, sabe aquele papel que envolve o lanche de fast food? É o mesmo tipo de papel que, muitas vezes, é utilizado para embalar os frios que você compra na padaria. Esses papéis encerados (ou impermeabilizados) pós-consumo não são recicláveis, visto que eles acabam contaminados com os resíduos dos alimentos.

Agora tem um item que não deve ser reciclado, é abundante nos tempos de hoje, e muitos de nós erramos ao descartá-lo. Sabe quando você faz uma compra com cartão de crédito e o atendente entrega a sua via do comprovante? Ou quando você vai ao caixa eletrônico e imprime um extrato da sua conta bancária? Aquele é um papel termo sensível, ou seja, a impressão dos dados é feita por aquecimento. E, não, não devemos destiná-lo à reciclagem.

Tem algum material ou alguma embalagem que você tem dúvida sobre o descarte? Siga-nos nas redes sociais e nos conte por lá que vamos ajudar você a esclarecer seus questionamentos!