fbpx

Disputa de gerações – Quem sabe mais sobre separação e descarte corretos?

Pesquisa realizada no Reino Unido surpreende com resultado que aponta que geração mais antiga tem menos dúvidas

Estamos sempre conferindo matérias e artigos que reforçam que as novas gerações estão muito mais engajadas com a sustentabilidade e a necessidade primordial de cuidar dos recursos naturais. Porém, uma pesquisa do Reino Unido despertou uma dúvida sobre esse fato: será mesmo que a geração Z tem mais certeza sobre os processos sustentáveis do que as gerações X e Millenium?

Conduzida pela DS Smith, a pesquisa mostra que, de todas as faixas etárias, a geração Z (pessoas nascidas a partir dos anos 2000) é a que está menos confiante quando o assunto é reciclagem. Isso porque as pessoas dessa geração não têm tanta certeza sobre quais embalagens podem ou não podem ser recicladas. Em contrapartida, pessoas com 55 anos ou mais se mostraram muito mais esclarecidas sobre o assunto e, também, sobre onde encontrar as informações que sanam suas dúvidas.

No Reino Unido, algumas matérias que repercutiram o resultado da pesquisa associaram os questionamentos dos jovens ao complexo sistema de reciclagem local, dizendo que para incentivar os mais novos a aderir à cultura da reciclagem, seria necessário simplificar os processos. Além disso, comentaram que faltava suporte governamental distribuindo coletores pelos municípios.

Do lado de cá do oceano, no Brasil, não temos uma pesquisa que investiga qual geração está mais antenada nas questões da reciclagem. Porém, já estamos trabalhando em um formato de separação e descarte simplificados justamente para facilitar a adesão. Precisamos, apenas, separar os resíduos entre recicláveis e não recicláveis e, na sequência, prosseguir com o descarte correto, garantindo que os itens recicláveis sejam encaminhados à triagem e aqueles não recicláveis à coleta normal e, consequentemente, aos aterros sanitários.

Quanto à ação pública, seguimos cobrando das autoridades a ampliação da coleta seletiva no país para que mais brasileiros tenham a oportunidade de facilitar os seus processos de separação e descarte de resíduos.