fbpx

Aderiu ao delivery? Então separe as embalagens recicláveis!

A COVID-19 nos obriga a ficar muito mais tempo em casa e, por isso, passamos a pedir muitas refeições pelos aplicativos, gerando mais resíduos

Com a pandemia, quem já costumava pedir comida pelo delivery, passou a pedir mais ainda. E quem não pedia, começou a pedir! Desde 2018 o uso de aplicativos para encomendar refeições vem aumentando no país, mas em 2020 o setor ganhou muitos novos adeptos. Foi o “boom” do delivery.

Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, há dois anos cerca de 50% dos brasileiros já tinham usado serviços como iFood, Uber Eats e Rappi. Ano passado, 76% da população confirmou usar essa comodidade. Essa mudança, impulsionada pela maior permanência dentro de casa, também impacta a geração de resíduos. E é justamente sobre isso que precisamos falar.

Antes da crise do novo coronavírus, tínhamos uma rotina muito mais agitada e externa. Dividíamos nossos dias entre o escritório, o restaurante da hora do almoço, o jantar com os amigos e nosso lar. Agora, trabalhando em esquema de home office – já que muitas empresas adotaram o trabalho remoto – acabamos concentrando toda a geração de resíduos dentro da nossa própria residência.

Você também notou que seus coletores estão mais cheios?

Fazer escolhas conscientes, buscando reduzir a produção de resíduos é importante. Tão importante quanto separar e destinar adequadamente cada item que vai ser descartado.

Quando pensamos em refeições que chegam por delivery, temos uma diversidade de embalagens envolvidas, muitas delas recicláveis. Papel e papelão embrulhando o pedido, bem como embalagens em diferentes tipos de plásticos, como o Isopor®, por exemplo, são muito comuns. O que fazer com esses recipientes? Retirar bem todos os resquícios de alimentos com um guardanapo usado ou enxaguá-los com água de reúso é a primeira atitude. Na sequência, descartar tudo no coletor de recicláveis.

Assim, com a coleta seletiva ou a entrega desses resíduos nos pontos de entrega voluntária, as cooperativas farão a triagem e encaminharão cada material ao seu devido lugar para que ele seja reciclado e volte para o nosso uso na forma de outros produtos. Fique atento e continue separando e destinando adequadamente todas as embalagens que chegam pelo delivery.