Razões para reciclar

Por que não separar as embalagens dos resíduos orgânicos é um erro?

O processo de reciclagem – que começa quando a gente incorpora a separação dos resíduos na nossa rotina, destinando corretamente aqueles materiais que podem ser reaproveitados e reciclados – traz inúmeros benefícios para as comunidades por impactar positivamente o meio ambiente e gerar fontes de renda.

Ao separar os recicláveis a gente contribui para que toda a cadeia de reciclagem possa funcionar. E, com isso, ajudamos a reduzir os prejuízos diretamente relacionados ao descarte inapropriado dos resíduos sólidos urbanos.

Com a reciclagem, os ganhos ambientais são enormes e comprovados cientificamente. Certa vez, um estudo realizado no Brasil mostrou esse impacto positivo de forma ainda mais clara ao acompanhar o descarte de papel, alumínio e plástico. E os resultados divulgados nos motivam a fortalecer essa cultura positiva.

Uma cidade com cerca de 585 mil habitantes, o que não representaria nem 0,5% dos quase 210 milhões de pessoas no Brasil, que em dois anos recicla todos seus resíduos de plástico, papel e alumínio chega a economizar mais de 78 milhões de litros de água, quantidade suficiente para abastecer 14 pessoas ao longo de toda a vida. Aliás, você sabia que reciclar uma lata de alumínio economiza energia elétrica suficiente para manter uma televisão ligada por 3 horas seguidas?

Mais do que deixar de assistir a ganhos tão relevantes quanto esses, quando a destinação dos resíduos não é feita da forma correta, nossos materiais recicláveis têm seu ciclo de vida interrompido e vão parar nos aterros sanitários, que deveriam receber apenas resíduos orgânicos, e isso reduz a vida útil desses aterros.

Além das perdas ambientais, países que não fortalecem seus sistemas de reciclagem também têm perdas financeiras. Em 2010 o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) estimou que o Brasil perde, anualmente, cerca de R$ 8 bilhões com resíduos que poderiam ser reciclados, mas não são. Já imaginou como esse dinheiro pode ser útil para a nossa sociedade?

Por isso, é importante lembrar sempre: somos muito relevantes, nossas decisões diárias impactam todo o mundo. Então, separe e não pare!