Depoimentos inspiradores de quem faz a diferença
“Eu entrei na operação da Ecological em 2008. Foi quando começamos a olhar com mais cuidado [para a cadeia de reciclagem] e a entender melhor o mercado. Nesses 11 anos, acredito que criar projetos de economia circular tem sido um desafio grande. Investimos em soluções tecnológicas, para ampliar nossa estrutura industrial e de laboratório para impulsionar essa cadeia com material reciclado de qualidade. Outro impacto que eu senti é que muita gente não acreditava na reciclagem de materiais metalizados e com alta impressão, mas nos inserimos dentro de uma empresa que faz esse tipo de reciclagem. Isso é ótimo porque viabiliza tecnologias para a reciclagem desses materiais. E a expectativa é essa [viabilizar tecnologias de reciclagem]. Há essa demanda dos clientes [empresas atendidas] e dos fabricantes de produtos por resinas recicladas e acredito que estamos nesse caminho de gerar soluções que vão impactar e transformar essa cadeia que estamos inseridos.”
Fábio Kühl, sócio e diretor da Ecological
No dia 22 de novembro se comemora o Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo, uma data especial para reconhecer a importância dessa atividade para a preservação do meio ambiente. Afinal, a transformação dos materiais que descartamos não só reduz o lixo acumulado em lixões e aterros como também poupa recursos naturais que são usados como matéria-prima para fazer novas embalagens, latas, garrafas, caixas e muitos outros produtos.
Para celebrar a data, conversamos com quatro profissionais que trabalham na cadeia da reciclagem, e eles nos contaram como esse mercado vem mudando e por que veem um bom panorama para os recicladores no Brasil.