5 projetos que fazem o bem com as suas tampas plásticas
Conheça algumas iniciativas que colaboram com a reciclagem e com as causas sociais;
Você sabia que pode ajudar uma causa social separando os recicláveis –e incentivando os outros a fazer o mesmo? Alguns projetos coletam tampas plásticas, vendem o material a empresas recicladoras e doam o dinheiro a entidades assistenciais que usam os recursos para ajudar crianças, idosos e até cães e gatos abandonados.
E não são só as tampinhas de garrafas PET que entram na parada: esses projetos recebem também várias outras tampinhas feitas de plástico, como as de achocolatados, café solúvel, maionese, detergente, água sanitária, amaciante, xampu, pasta de dente, caixas de leite e de suco.
Conheça, a seguir, cinco projetos diferentes que separam as tampinhas para fazer o bem.
Tampinha Legal
O programa incentiva as pessoas a recolher todo tipo de tampa plástica e depois doa o dinheiro obtido com a venda do material a diversas entidades assistenciais (como ONGs e Apaes).
Criado em Porto Alegre (RS), hoje tem mais de 2.000 pontos de coleta espalhados pelo Brasil e arrecadou mais de R$ 700 mil entre 2016 e 2020, recolhendo mais de 222 milhões de tampinhas.
Rodando com Tampinhas
Para reduzir a fila de espera por uma cadeira de rodas na ABBR (Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação), que atende a 92 cidades do Rio de Janeiro, esse grupo de voluntários recebe tampas plásticas, vende o material e usa o dinheiro obtido na compra das cadeiras para doar à instituição.
A cada 330 kg de plástico vendido, uma cadeira de rodas é doada. Só na primeira semana de março de 2020, o material recolhido permitiu a doação de uma cadeira por dia à ABBR. Em um ano e dois meses de operação, 70 toneladas de tampas foram revertidas em 188 cadeiras de rodas.
Tampatas
Atuando em duas cidades goianas (Aparecida e Goiânia), o projeto recebe doações de tampinhas de garrafas de refrigerante, suco, isotônicos e muitas outras para vender às empresas recicladoras.
A renda obtida é revertida na castração de cães e gatos abandonados nas ruas. Entre janeiro e fevereiro de 2020, o Tampatas coletou 3.900 kg de material, o equivalente a quase dois milhões de tampinhas.
Tampinha Solidária
Esse projeto espalhou pontos de coleta em cidades do Paraná e de Santa Catarina para receber tampinhas plásticas de todo tipo e comprar fraldas geriátricas para lares de idosos carentes nos dois Estados com a renda obtida com a venda do material.
Em dezembro de 2019, a campanha arrecadou 2.780 kg de tampas plásticas, que geraram renda suficiente para comprar e doar 4.050 fraldas geriátricas.
Tampa Amiga
Tudo começou quando um médico decidiu recolher tampas plásticas pelas praias e ruas de Santos para ajudar a enteada em um projeto para comprar cadeiras de rodas. A ideia vingou, e hoje os voluntários recebem tampas plásticas e lacres de alumínio.
A renda obtida com a venda desse material a empresas recicladoras é doada para ajudar entidades beneficentes de Santos (SP). Em seu primeiro ano de atuação, o Tampa Amiga recolheu 8,5 toneladas de tampinhas, que viraram mais de uma tonelada de alimentos doados.