fbpx

E os 350 mil copos de água utilizados durante a São Silvestre????

Veja como a organização da prova conseguiu dar o destino correto a essas embalagens!

Somente quando incorporamos a cultura da reciclagem em todos os nossos atos é que conseguimos promover a mudança. E um bom exemplo disso aconteceu recentemente na cidade de São Paulo. No dia 31 de dezembro, durante a 96ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre foram recolhidos cerca de 350 mil copos de água utilizados pelos competidores ao longo dos 15 quilômetros de percurso. A proposta é transformar essas embalagens em 10 mil caixas organizadoras que serão doadas a entidades públicas do município.

Esse é um projeto realizado graças à parceria do Movimento Plástico Transforma, uma iniciativa da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e da Braskem, com a Fundação Cásper Líbero e a Yescom, organizadoras da famosa prova.Em 2020, devido à pandemia de covid-19, a corrida não aconteceu, mas essa ideia já tinha sido aplicada em 2019. Na ocasião, os copos foram reciclados e com essa nova matéria-prima foram confeccionadas 1.800 lixeiras. É assim que a gente consegue fazer com que o produto tenha seu ciclo de vida sempre ampliado!

Torcemos para que essa ação vire moda e seja adotada em todos os eventos que utilizam copos de água para hidratação dos competidores. Além de trazer um tremendo benefício direto ao meio ambiente – já que dessa forma essas embalagens são coletadas, beneficiadas e transformadas em novos produtos, cumprindo integralmente os princípios da economia circular – os organizadores conseguem dar o exemplo.

A São Silvestre é um evento internacional e muito reconhecido. Quando ela incorpora ao seu propósito atitudes sustentáveis, mostra para todos os cidadãos a importância de darmos atenção a essa questão ambiental e social. Não podemos deixar de parabenizar os idealizadores desse projeto tão bacana!