Que material é esse?
Roupas velhas e trapos
Nem é preciso dizer que roupas devem ser utilizadas e recicladas o máximo possível.
Mas quando você realmente quer se desfazer de algumas peças, o que fazer?
Como descartar?
1
A primeira opção é doar para alguma instituição que receba e repasse roupas.
2
Outra opção, dependendo do material, é transformar a peça em pano de chão.
3
Por fim, há organizações não-governamentais que recolhem essas peças e trapos e os transformam em novos produtos, como bolsas, toalhas e tapetes, por exemplo.
4
Em nenhuma hipótese jogue a roupa no lixo.
Por que esse lixo é especial?
Quando os têxteis se decompõem nos famosos lixões (para onde vão se são jogados no lixo comum), liberam gás de aterro, uma mistura tóxica de poluentes, que inclui gases de efeito estufa – dióxido de carbono e metano.
Mas a indústria pode reaproveitar o material têxtil, usando um processamento químico ou um processo físico, para que as fibras virem novos produtos.
O processamento químico é aplicado a fibras sintéticas, como poliamida e poliéster, que voltam a seu estado viscoso e, em sua condensação, são destinados à fabricação de plástico de engenharia.
Quando processados fisicamente, os retalhos voltam a ser fibras, que podem ser dispostas aleatoriamente, “uma em cima da outra”, para formarem uma manta (chamada não-tecido), usadas na indústria (como isolamento acústico – produzidas a partir dos retalhos de jeans) ou na confecção (para virarem cobertores).
Quando a composição é 100% algodão, o desfibrado é destinado à fiação. Assim, pode se tornar barbantes ou mesmo compor novos tecidos.
Números e curiosidades
35%
foi o salto do consumo de roupas nos últimos dois anos, no Brasil, segundo o Ibope Inteligência.
Mais sintéticos
A demanda por fibras sintéticas (como o poliéster) pela indústria têxtil quase dobrou nos últimos 15 anos.
Fonte: Associação Brasileira das Indústrias Têxteis (ABIT)