Que embalagem é essa?
Lata de tinta
Usada em tintas imobiliárias (para casas) à base de água (látex, texturas, vernizes, esmaltes, massas niveladoras, fundos preparadores) e à base de solvente (vernizes, esmaltes, tintas a óleo e fundos preparadores).
Como descartar?
1
Use sempre toda a tinta da lata e nunca lave a embalagem. Deixe os restos secarem por pelo menos 24 horas, pois a tinta seca não atrapalha o processo de reciclagem.
2
Pequenas sobras de tinta líquida na lata podem ser retiradas com pincel ou espátula e passadas em jornal. Depois que essa tinta estiver seca, o jornal onde foi aplicada pode ser descartado no lixo comum. Outra opção é derramar as tintas em areia (de preferência “areia de gato”), mas nunca no solo. Depois que a água ou o solvente evaporar e a tinta secar, descarte a areia no lixo comum.
3
Para tintas à base de água, lave as ferramentas com água e em seguida com água e sabão. Se no local há esgoto tratado, descarte a água da lavagem em ralos, tanques ou vasos sanitários. Não a descarte em bueiros, bocas-de-lobo e muito menos no solo.
4
Para tintas à base de solvente, lave as ferramentas com o mesmo solvente utilizado na diluição da tinta aplicada. Despeje os resíduos dessa lavagem e do solvente em “areia de gato”, mas nunca no solo. Depois que o solvente evaporar, descarte a areia no lixo comum.
5
Encaminhe as latas para a reciclagem por meio de coleta seletiva, cooperativas de catadores, pontos de entrega voluntária (PEVs), área de transbordo e triagem (ATT) ou sucateiros legalizados.
Por que esse lixo é especial?
Restos de tinta podem ser poluentes para a água e o solo se não forem descartados corretamente.
As latas usadas podem ser recicladas infinitamente e por isso são um importante insumo para a indústria siderúrgica.
Entre as vantagens da lata de aço está a facilidade de separação na hora da reciclagem, que pode ser feita com separadores eletromagnéticos, o que facilita seu retorno ao processo produtivo.
E o resto de tinta?
Calcule bem a quantidade de tinta que será usada, para não haver desperdício. Veja na embalagem o rendimento e compare com a área que precisa pintar, ou consulte o fabricante. Se ainda assim sobrar tinta, mantenha a lata tampada para não ressecar e estragar. Mas tente não guardar: pinte outra coisa ou verifique se o zelador do prédio, algum amigo ou vizinho precisa. Você pode ainda doar para uma escola, creche ou casa de repouso. E ainda é possível misturar restos de diferentes latas, desde que tenham a mesma base (água ou solvente).
Números e curiosidades
Economia
A cada 100 embalagens de aço recicladas, poupa-se o equivalente a uma lâmpada de 60W acesa por uma hora.
mais de 427,5 milhões
de toneladas de aço são recicladas por ano em todo o mundo, o que faz dele o material mais reciclado do planeta.
cerca de 300 mil
toneladas de latas de aço pós consumo retornam para o processo de reciclagem, no Brasil.
Fontes: Abrafati, Abeaço.