fbpx
Pular para o conteúdo
Separe. Não Pare.
  • Como reciclar?
  • Por que Reciclar?
  • Saiu na mídia
  • Acordo setorial
  • Downloads
  • Blog

7 dicas para fazer esportes de maneira sustentável

Como praticar uma atividade física pode fazer bem para o corpo, a mente e o ambiente

Em 19 de fevereiro é celebrado o Dia do Esportista, uma data para lembrar que atividades como correr, pedalar e fazer musculação fazem muito bem para a saúde.

Enquanto praticamos um esporte que faz bem para o corpo e para a mente, que tal adotar algumas atitudes que também são boas para o ambiente? Para dar a largada, aqui vão sete dicas de como se exercitar de maneira sustentável.

1. Separe as embalagens

Ao comprar roupas, tênis e acessórios como relógios, meias, faixas e munhequeiras, não se esqueça de separar as embalagens plásticas, as sacolas de papel e as caixas de papelão e de descartá-las junto com os recicláveis.

2. Vá a pé

Em vez de pegar o carro para ir à academia ou ao parque, por que não ir a pé? Além de fazer a sua parte para reduzir a poluição do ar, esse pequeno exercício já serve como um aquecimento muscular.

3. Leve seu squeeze

Quando for treinar, leve seu squeeze. É uma maneira de beber água na quantidade ideal para você. Se no parque ou na academia há filtro de água, use  sua garrafa.

4. Procure a lixeira

Se você esquecer seu squeeze ou não puder levá-lo ao treino, já sabe: descarte copinhos e garrafas de água, isotônico, suco e água de coco na lixeira correta – e não pare de colaborar com o movimento da reciclagem!

5. Jogue no lixo

Nas corridas de rua, é comum os atletas terem copinhos de água à disposição. Como eles são feitos de plástico, devem ser reciclados! Por isso, não esqueça de descartá-los no local correto.

6. Doe seu tênis

Quem faz corrida costuma trocar de tênis com bastante frequência. Se ele estiver em bom estado, que tal doar para quem precisa? O Projeto Ímpar, de Birigui (SP), é um projeto social que recolhe tênis usados e doa para quem tem apenas um dos pés. Já a prefeitura de Porto Alegre (RS) promove o Desafio do Tênis para recolher os calçados e doar a atletas jovens de baixa renda.

7. Seja voluntário

Seu entusiasmo pelas atividades físicas pode ajudar muita gente, sabia? Projetos sociais como o Vida Corrida usam o esporte para a inclusão social de mulheres e crianças de baixa renda em São Paulo (SP). Já o QG das Capivaras recebe peças de bicicleta e doa para fazer manutenção de bikes de entregadores na capital paulista. Você pode doar recursos ou ajudar como voluntário em instituições como essa – procure uma que esteja perto de você!

fique por dentro

  • como reciclar?
  • por que reciclar?
  • saiu na mídia

compartilhe