5 dicas de cuidados na separação do vidro
Embalagens de vidro são multifuncionais: podem ser congeladas ou aquecidas para manter o sabor dos alimentos e bebidas ou até mesmo fazer parte da decoração.
No entanto, sabia que o vidro merece atenção especial na hora da separação? Quando quebrado, pode ser cortante e machucar os agentes responsáveis pela coleta. Confira algumas dicas que vão fazer toda a diferença na hora de separar embalagens de vidro.
1. Se possível, separe o vidro de outros recicláveis
Você provavelmente já tem dois coletores: um para os recicláveis e outro para resíduos orgânicos. No caso do vidro, a dica é separá-lo de outros materiais para evitar que ele se quebre durante o trajeto até o descarte do condomínio ou da rua. Se você tem dúvidas de como fazer essa separação, confira nossa próxima dica!
2. Armazene o vidro em sacola ou caixa de papelão
Sacolas plásticas e caixas de papelão são ideais para armazenar as embalagens de vidro que serão descartadas. No caso das sacolas, envolva o vidro em duas e as amarre bem. Assim, vidro estará contido caso ele quebre no caminho até a cooperativa, evitando machucar os coletores. Ah, quando você faz isso, também fica mais fácil recuperar o material.
3. Se já estiver quebrado, envolva o vidro em jornal ou outro tipo de papel
Aquela taça de vinho favorita quebrou e você não sabe como descartá-la? Uma solução é envolver os pedaços de vidro em jornal ou outro tipo de papel para evitar cortes e machucados. Depois, basta seguir o processo da dica 2.
4. Identifique que a sacola ou caixa tem vidros
Embalou o vidro em sacolas ou o armazenou numa caixa de papelão? Antes de descartá-lo, você pode usar um papel e fita adesiva para identificar que aquele descarte contém vidro. O motivo é o mesmo das outras dicas, mas o reforço é sempre válido: a saúde do cooperado.
5. Lâmpadas fluorescentes não vão para o cesto de recicláveis
Isso mesmo! Por mais que esses produtos contenham vidro, eles não devem ser descartados na coleta seletiva, porque essas lâmpadas possuem uma pequena quantidade de mercúrio. A dica é descartá-las intactas e em pontos de coleta específicos, como lojas de materiais de construção ou home centers. Caso a lâmpada tenha quebrado, abra as janelas de casa para arejar o ambiente e dispersar o mercúrio. Depois, envolva o material em jornal ou outro tipo de papel e o coloque-o em duas sacolas e bem amarradas.
Com essas dicas de separação, você evita que os cooperados se machuquem e permite que eles aproveitem melhor o material. Vale lembrar que algumas redes de supermercados possuem pontos de coleta para receber vidros ou lâmpadas fluorescentes. Veja também Pontos de Coleta em reciclus.org.br