fbpx

Até no espaço????

Existem milhões de rejeitos orbitando a Terra nesse exato momento

Você sabia que existem fragmentos de satélites e de foguetes, equipamentos inoperantes e até mesmo ferramentas que foram perdidas por astronautas orbitando o nosso planeta? Isso é o que os especialistas chamam de lixo espacial.

Tudo começou na década de 1960 quando passamos a lançar satélites artificiais e, de acordo com publicação da Universidade de São Paulo, a Nasa afirma que já são mais de 100 milhões de objetos viajando ao redor da Terra sem nenhuma função. Poderíamos pensar que esse não é um problema para nós, mas esse pensamento estaria completamente errado.

Esse material que fica vagando sem rumo pelo espaço viaja a uma velocidade média de 20 mil quilômetros por hora e pode colidir com os satélites que estão em operação prejudicando o funcionamento deles e todo o nosso controle daqui.

Isso sem falar que esses itens podem passar pela nossa atmosfera, caindo em nosso território. Já aconteceu, por exemplo, no Paraná. Recentemente, uma peça metálica de mais de meia tonelada foi encontrada e, de acordo com astrônomos, trata-se de uma parte de um foguete.

Portanto, essa notícia é mais um alerta sobre a importância da gestão adequada de todos os nossos resíduos, seja dentro, seja fora da Terra.

É por esse motivo que não cansamos de reforçar que separar e descartar corretamente todo o lixo que geramos é fundamental para o melhor controle do volume que será destinado aos aterros sanitários e para abastecer a cadeia da reciclagem, garantindo que todo item com ampla vida útil pela frente possa, de fato, ser aproveitado.

Cuide dos seus resíduos em casa enquanto acompanhamos o que a Nasa pretende fazer com os resíduos que estão ao redor da Terra.