Meu prédio pode contribuir com a coleta de materiais recicláveis?
Sim: basta descobrir se existe um projeto para se parar o lixo e coletar os resíduos recicláveis na sua rua.
Se o seu prédio quer separar os recicláveis e participar da coleta seletiva, mas isso ainda não acontece, é hora de descobrir por quê. Pode ser porque ninguém tenha tido a iniciativa de propor a reciclagem, ou pode ser que o caminhão não passe na sua rua.
Ambos os casos têm jeito: confira, a seguir, três dicas do que você pode fazer para que o seu prédio também faça parte da coleta seletiva.
1 - Forme uma comissão
Quanto mais pessoas envolvidas na iniciativa de implantar a separação dos resíduos, maior a possibilidade de ter sucesso. O ideal é aprovar essa proposta em assembleia e formar uma comissão para tocar o projeto.
2 - Veja se a área é atendida
Cheque na prefeitura se a sua rua é atendida pelo programa municipal de coleta seletiva, que geralmente é realizada por empresas concessionárias (elas também podem fornecer essa informação). Em algumas cidades, a prefeitura disponibiliza aos prédios o contêiner para os recicláveis.
Se a sua rua não for atendida pela coleta municipal, os condôminos podem tomar a iniciativa. Convoque a comissão e procure outros parceiros que podem fazer esse serviço, como ONGs, associações e cooperativas de catadores e empresas de coleta.
3 - Procure ajuda
Se não souber por onde começar um projeto para separar o lixo reciclável em seu prédio, consulte especialistas em implantação da coleta seletiva em prédios, como o Instituto Muda e o Instituto Gea.