Tire essas 5 dúvidas e comece a separar
Se você não sabe por onde começar, confira esse beabá e faça parte do movimento
Muita gente quer colaborar com a reciclagem, mas nem todo mundo tem ideia de como começar. Mais da metade dos brasileiros (54%), por exemplo, não sabe como funciona a coleta seletiva no seu bairro, aponta uma pesquisa feita pela consultoria Ipsos.
Se ainda restam dúvidas, não tem problema. A gente responde, a seguir, a cinco perguntas básicas que muita gente se faz sobre a reciclagem.

1. Como saber se tem coleta na minha rua?
Se você não sabe se o caminhão da coleta seletiva (que leva os recicláveis) passa na sua porta, informe-se na prefeitura ou no site da companhia de limpeza urbana que opera na sua cidade. Quem mora em prédio pode perguntar ao síndico ou síndica se o condomínio separa o lixo orgânico do reciclável –e como fazer isso.

2. E onde não tem coleta?
Se não tem coleta seletiva na sua rua, você pode levar os recicláveis a um Ponto de Entrega Voluntária (ou Ecoponto). Alguns deles ficam em estacionamentos de supermercados –você já reparou sem tem um por perto? Se não tem, pesquise na internet se existe um nas redondezas.

3. Posso dar para os catadores?
Sim, pois eles levam tipos específicos de material reciclável (como papel e latinhas) para as cooperativas, onde esse material é selecionado e depois encaminhado para a reciclagem. Pergunte aos vizinhos se algum catador passa na sua rua –e em quais dias e horários.

4. Preciso ter quatro latas de lixo?
Não. Para participar da reciclagem, basta separar o material reciclável do lixo orgânico. Metais, papel, plástico e vidro podem ficar na mesma lixeira, pois vão ser separados depois, quando chegarem ao centro de triagem.

5. Tem que lavar antes de jogar fora?
Não é obrigatório lavar as embalagens recicláveis antes de jogar fora, mas quem quiser fazer pode utilizar a água da louça ou a que sai da máquina de lavar para fazer essa higienização.