5 dicas para usar os pontos de entrega voluntária
Como se programar para reciclar mesmo quando a coleta não passa na porta de casa
Se o caminhão da coleta seletiva não passa na sua casa, não desanime: você pode colaborar com a reciclagem levando os materiais a um ponto de entrega voluntária (ou ecoponto). Confira as dicas abaixo e descubra como dá para encaixar essa atividade no seu dia a dia.
1. Localize as lixeiras
Já reparou se no caminho do trabalho, do supermercado, da escola (e em muitos outros) existem pontos de entrega voluntária? Em geral são lixeiras coloridas, com sinalização de que recebem recicláveis. Se não achar nenhuma, confira na internet onde há um por perto (dica: a Rota da Reciclagem ajuda a localizar) ou informe-se na prefeitura.
2. Veja o que pode
Ao encontrar o local, confira que tipo de reciclável cada lixeira ou contêiner pode receber. Em alguns pontos específicos dá para descartar resíduos especiais, como lâmpadas, pilhas, baterias e eletrônicos.
3. Cheque o horário
Alguns ecopontos têm horário para abrir e fechar, e outros não funcionam aos finais de semana. Para não perder a viagem, informe-se sobre os horários em que eles recebem os recicláveis.
4. Separe um cantinho
Se você não tem um cesto de lixo só para os recicláveis, fica a dica: descarte os materiais em uma sacola grande (e reutilizável) ou em um carrinho de compras e deixe perto da porta, para lembrar de levar quando estiver saindo de casa.
5. Aproveite a saída
Para criar o hábito de levar os recicláveis, encaixe essa tarefa nas suas atividades rotineiras. Aproveite a hora de ir ao mercado, ao banco, passear com o cachorro ou caminhar, por exemplo, para passar no ponto de entrega voluntária.