Que embalagem é essa?
Tubo de creme dental
(PEBD – Polietileno de baixa densidade)
Usado em outros produtos de higiene bucal, brinquedos, bolsas,
sacolas, garrafas térmicas, mangueiras, ampolas de soro, entre outros.
Como descartar?
1
Quando o creme dental acabar, crie o hábito de não jogar no lixinho do banheiro. Separe para descartar na lixeira correta.
2
Retire o máximo possível dos resíduos do tubo e da tampa. Isso facilita a limpeza no processo de reciclagem e a melhor utilização do material.
3
Se precisar, use um pouco de água. De preferência, de reuso, separada ao lavar a louça, limpar a casa ou tomar banho.
4
Você pode dobrar o tubo ao máximo para poupar espaço.
5
Depois, descarte na lixeira dos recicláveis ou de plástico, se houver.
Por que esse lixo é especial?
Tubo
Os tubos são fabricados com a versão mais leve e flexível do polietileno (o PEBD – Polietileno de baixa densidade). É o que te ajuda espremer e utilizar o conteúdo até o fim. Esse material é caracterizado pela facilidade de colorir, processar e por sua resistência ao conteúdo. Só que, diferentemente de outras embalagens do mesmo material, os tubos de creme dental são laminados com alumínio (cerca de 25% do total).
Tampa
As tampas podem ser fabricadas com outro polietileno, na versão mais resistente (o PEAD – Polietileno de alta densidade), ou com o PP – Polipropilieno, com aquelas dobradiças, que permitem movimentos de abrir e fechar sem quebrar rapidamente.
Números e curiosidades
Não se esqueça da caixa
As caixas de papelão, onde geralmente vêm os tubos de creme dental, também devem ser reciclados. Como acabam rasgados exatamente antes do uso, trate de fazer desse o primeiro descarte correto. Alguns locais permitem que, no ato da compra, você encaminhe para a reciclagem ali mesmo. Pode ser uma solução mais simples.
Mil e uma utilidades
Os últimos anos têm sido marcados por inovações no aproveitamento de tubos de creme dental. É até difícil imaginar, mas ele pode, sim, se transformar em utilidades para casa, como mesas, cadeiras, portas, armários, e, recentemente, em itens que lembram os de uma loja de construção, caso de telhas e pias de cozinha e banheiro.
615 mil toneladas
de resíduos plásticos foram reciclados em 2016.
Fontes: ABIPLAST e Perfil 2016 da Indústria de Transformação e Reciclagem do Material Plástico.