Que embalagem é essa?
Frasco de xampu
(PEAD ou PET)
Usado em embalagens de cosméticos e perfumaria, alimentos e limpeza.
Como descartar?
1
Ao terminar o uso do xampu ou condicionador, crie o hábito de não descartar no lixinho do banheiro: separe em algum canto que te ajude a lembrar de limpar e levar para o descarte correto.
2
Retire o máximo possível dos resíduos da embalagem. Isso facilita a limpeza no processo de reciclagem e a melhor utilização do material.
3
Se precisar, use um pouco de água. De preferência, de reuso, separada ao lavar a louça, limpar a casa ou tomar banho.
4
Você pode amassar a embalagem se precisar poupar espaço.
5
Vale ressaltar: os rótulos, comuns nessas embalagens, não precisam ser retirados. Mas se acabarem separados por qualquer motivo, não tem problema, pode descartá-los juntos.
6
Por fim, é só jogar na lixeira dos recicláveis, ou de plástico, se houver.
Por que esse lixo é especial?
As embalagens de xampu e similares, como condicionador, podem ser fabricados com dois tipos de materiais: o polietileno (PEAD – polietileno de alta densidade) ou o PET (Politereftalato de Etileno).
O polietileno é fácil de colorir e processar, resistente e não reage ao conteúdo, fundamental para os setores em que é utilizado. Ideal também para a fabricação das tampas desses produtos, aquelas com dobradiças, mais flexíveis.
As marcas que buscam dar um gostinho ao cliente, deixando à mostra o conteúdo com embalagem transparente ou translúcida – e não opaca, como o polietileno -, usam o PET. A rigidez combina melhor com tampas de rosquear.
Números e curiosidades
615 mil toneladas
de resíduos plásticos foram reciclados em 2016.
Plástico novinho
A reciclagem é permite o retorno do plástico para o ciclo produtivo, podendo originar novas embalagens. Isso é especialmente importante no setor de cosméticos e perfumaria.
Fontes: ABIPLAST e Perfil 2016 da Indústria de Transformação e Reciclagem do Material Plástico.