Que embalagem é essa?
Lata de aço
Usada em produtos alimentícios, tintas, rações animais
e embalagens decorativas para diferentes segmentos.
Como descartar?
Retire os restos orgânicos ou de produtos. A lata deve estar vazia.
Lave as embalagens alimentícias com um fio de água para reduzir o mau cheiro.
Descarte no cesto de recicláveis. Se houver cestos específicos para o aço, use imãs para facilitar a triagem. Não é preciso separar latas de aço por tipo de embalagem.
Por que esse lixo é especial?
As latas de aço são resistentes, invioláveis e opacas. Por isso, podem ser usadas por bastante tempo e aumentam a durabilidade do produto que carregam.
Material mais reciclado do mundo, o aço pode ser infinitamente utilizado, retornando quantas vezes for necessário ao processo de fabricação sem perder suas características mecânicas.
Embalagens de aço pós-consumo são consideradas insumos relevantes para a indústria siderúrgica, que a utiliza para a produção de aço novo.
Quando acidentalmente jogadas no meio ambiente, latas de aço levam cerca de cinco anos para se degradarem. Ao enferrujar, tornam-se óxido de ferro e voltam à natureza na forma original do minério.
Números e curiosidades
Não confundir!
Latas de cerveja e de refrigerante são, em sua esmagadora maioria, de alumínio. Assim como as de aço, são 100% recicláveis. As latas de aerossol também são de aço, mas precisam de cuidado especial no descarte.
47%
das latas de aço descartadas no Brasil foram recicladas, incluindo 88% das utilizadas pelo setor de bebidas, em 2012. Em países como Alemanha e Bélgica, o índice geral chega a 96% e 92%, respectivamente.
260 mil toneladas
de latas de aço pós-consumo, aproximadamente, retornaram para o processo de reciclagem no Brasil.
Todas as latas de aço fabricadas no Brasil possuem até 25% de sucata em sua composição.
Fonte: Abeaço