fbpx

Você já reparou que a cultura da reciclagem tem uma linguagem própria?

Você já reparou que a cultura da reciclagem tem uma linguagem própria?

Resíduos, descartar, coletores, reutilizar… Conheça alguns dos termos mais usados quando o assunto é logística reversa

Se você já conhece nosso perfil e nos segue há algum tempo, deve estar acostumado com alguns termos que são frequentes em nossos posts. Mas, caso você tenha acabado de chegar, vamos falar sobre eles?

Que tal começarmos por aquele que é a base de toda a nossa comunicação? Então vamos falar sobre o RESÍDUO. Como nossa meta é estimular a separação e o descarte corretos de todos os resíduos que geramos no nosso dia a dia, essa é uma das palavras que mais aparecem. E o que é, de fato, resíduo?

Resíduo, segundo o dicionário Michaelis, é: aquilo que resta; sobra ou resto de um produto que não deve ser utilizado; substância que resta depois de uma manipulação industrial, podendo ser reaproveitada.

Ou seja, podemos chamar de resíduo tudo aquilo que sobra depois que utilizamos alguma coisa. Existem aqueles recicláveis e os não-recicláveis, e reconhecê-los é fundamental para que possamos separar tudo direitinho antes de descartar corretamente.

Falando nisso, o que é DESCARTAR? Voltamos, então, para o dicionário, que diz que descartar é recusar ou rejeitar alguma coisa, desconsiderar ou desprezar. Ou seja, tudo aquilo que não vemos mais utilidade, nós descartamos. Mas, antes de fazer esse descarte, podemos falar sobre mais uma palavrinha importante: REUTILIZAR.

O que seria reutilizar? Tornar a utilizar; utilizar novamente; dar novo uso; reaproveitar ou reusar algo depois de tratado ou reciclado. Ou seja, antes de descartar, observe se você não pode reutilizar de alguma forma. Se, de fato, aquele material não tiver mais utilidade para você, faça o descarte correto. Sendo um item reciclável, encaminhe para a coleta seletiva, pois mesmo que você não consiga reutilizá-lo, a reciclagem fará com que aquele material se transforme novamente em um produto útil e disponível nas prateleiras do mercado.

Por fim, não podemos deixar de mencionar mais uma palavrinha que citamos todos os dias: COLETOR. O coletor é qualquer recipiente destinado a recolher alguma substância. O que nós sugerimos é ter sempre dois coletores, um para resíduos recicláveis, outro para resíduos orgânicos. Não precisa mais do que isso. Separar e descartar corretamente dessa forma já é excelente. Podemos deixar a triagem para as cooperativas, que fazem isso muito bem.

Assim encerramos por hoje. Lembre-se de REUTILIZAR tudo o que for possível e aposte em dois COLETORES para separar e DESCARTAR corretamente todos os seus RESÍDUOS. O meio ambiente agradece.