Uma homenagem aos biólogos

Hoje, 3 de setembro, é comemorado o Dia do Biólogo. Muito versátil, essa profissão exerce papel bastante importante nas atividades voltadas ao meio ambiente e à biodiversidade. Dessa forma, o conhecimento dos biólogos é fundamental em todo o processo de destinação correta dos resíduos sólidos, tanto que a gestão e tratamento de efluentes e resíduos é uma das atividades possíveis para quem opta por cursar biologia na universidade.

São os biólogos, por exemplo, que auxiliam na elaboração dos melhores processos para a construção de um sistema de compostagem eficiente, visto que são esses profissionais que detêm total conhecimento sobre os níveis adequados dos elementos químicos, a temperatura e a umidade necessárias para que toda aquela matéria orgânica possa ser transformada em um rico composto muito utilizado como adubo.

E está equivocado quem pensa que o biólogo não tem espaço profissional garantido mesmo em empresas cuja atividade final não está diretamente atrelada ao meio ambiente. Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma grande seleção de empresas passou a ser obrigada a formular um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos assinado por um responsável técnico habilitado, ou seja, um profissional formado em cursos tanto técnicos quanto superiores voltados à gestão ambiental. Entre eles, os biólogos.

E o biólogo na pandemia de COVID-19?

Além de atuar diretamente na área de saúde, principalmente no setor de diagnóstico, desenvolvendo kits de testes e na análise das amostras dos pacientes infectados, os biólogos também têm forte atuação no controle da pandemia de COVID-19 por serem responsáveis por controlar o descarte de resíduos hospitalares. Você já parou para pensar quanto material contaminado é descartado diariamente pelas instituições de saúde?

Aliás, você sabia que um dos profissionais e líderes com maior destaque mundial nessa época de pandemia é biólogo? Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), é formado em biologia!

Fica aqui nossa homenagem a todos os biólogos que contribuem para a nossa qualidade de vida.