fbpx

Separar e descartar corretamente em qualquer lugar

Cultura da reciclagem é rotina, hábito, conhecimento e compartilhamento

Você já adquiriu o hábito de separar e descartar corretamente todos os resíduos gerados dentro da sua casa? Mas e quando você está fora, também lembra da importância desse ato?

A cultura da reciclagem é uma consciência que deve fazer parte de nós, independentemente de onde estivermos. Construir essa percepção em casa é bastante simples, como já comentamos. Basta providenciar dois coletores diferentes: um para recicláveis e outro para não recicláveis. E aí aprender a sempre que tiver, em mãos, algum resíduo para descartar, observar em qual dos coletores ele deve ir.

Agora quando estamos fora do ambiente que preparamos para agir dessa forma, às vezes podemos deixar de lado essa opção. E a nossa meta é fazer com que isso não aconteça!

No seu ambiente de trabalho, caso a empresa não tenha dois coletores e os trabalhadores acabem jogando tudo em um único cesto, que tal dar a sugestão para que a gestão providencie e incentive essa cultura? A preocupação ambiental é, inclusive, um ativo que agrega valor à companhia. Ou seja, empresas que desenvolvem ações para preservação do meio ambiente são cada dia mais valorizadas.

Enquanto estamos nos deslocando também devemos lembrar do descarte adequado. Nem precisamos dizer que não devemos descartar nada nas ruas e no chão, não é mesmo? Mas sabemos que nem todo espaço público possui coletores separados para o descarte dos recicláveis. Então, sempre que você estiver na rua com algum resíduo reciclável, mas não encontrar o local adequado para o descarte, se possível, guarde com você até chegar em casa. Pequenas atitudes se transformam em grandes conquistas.

Por fim, quanto mais conseguirmos internalizar a importância da separação e do descarte corretos dos nossos resíduos, melhor para a sociedade, para a cadeia da reciclagem e para o planeta.