Reciclagem e a vizinhança: o poder da colaboração

Se a coleta seletiva não passa na sua rua, assuma o protagonismo e motive seus vizinhos a separar os resíduos recicláveis

Depois que separamos nossos resíduos em casa em dois cestos diferentes, um para recicláveis e outro para lixo comum, precisamos garantir que esses materiais sejam destinados corretamente e sigam para cooperativas que darão sequência ao processo completo da reciclagem. Quando a nossa rua não é atendida pela coleta seletiva municipal (você pode conseguir essa informação no site da prefeitura da sua cidade), podemos contar com a colaboração e mobilização de nossos vizinhos para que os materiais separados sejam levados aos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) ou às cooperativas e, assim, sigam seu ciclo de vida.

Se você quer começar a separar os resíduos, seja protagonista dessa virada e incentive sua vizinhança a fazer o mesmo. Converse, mostre que a separação não exige grandes mudanças na rotina e combine com eles para que a cada semana uma pessoa se mobilize para levar todos os recicláveis até um PEV ou uma cooperativa próxima. Muitas vezes, esses locais já estão no caminho diário das pessoas.

Quer boas dicas de como fazer isso? Vamos listar algumas ideias!

  1. Que tal colocar, na caixinha de correio dos seus vizinhos, um bilhete contando um pouquinho sobre essa ideia, falando da importância da reciclagem para a sustentabilidade do nosso planeta e sugerindo uma reunião ou a criação de um grupo no WhatsApp para que possam conversar mais sobre esse assunto?
  2. Pesquise os Pontos de Entrega Voluntária ou cooperativas de reciclagem mais próximos da sua casa. Você consegue essa informação em rotadareciclagem.com.br e pode compartilhar para ver quem passa por esses locais diariamente e estaria disposto a fazer essa entrega.
  3. Organize uma agenda para que todos separem seus resíduos e, em um dia pré-determinado, os entreguem para o responsável por levá-los ao ao Ponto de Entrega Voluntária ou cooperativa mais próximos.
  4. Aproveite que agora você tem um canal aberto com eles para compartilhar dicas sobre a separação correta dos materiais. Aqui no portal do movimento “Separe. Não Pare”, bem como em todas as nossas redes sociais, existem muitas dicas e informações que ajudam nesse processo. Clicando AQUI você tem acesso à uma área de downloads com instruções sobre a separação correta e o destino de cada material reciclável que usamos todos os dias em nossas casas.

Quando começamos a separar nossos materiais recicláveis, nos damos conta de como é importante aderir a essa cultura. E quando a gente consegue compartilhar conhecimento e promover novas atitudes sustentáveis, a motivação só aumenta.