fbpx

Projeto do Grupo Copobras atinge 100% de reciclabilidade

Nenhum resíduo do processo produtivo é encaminhado para aterros sanitários, tudo é reaproveitado

Investindo constantemente em ações de sustentabilidade que estimulam a prática dos 5 R’s – repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar – o Grupo Copobras, fabricante de itens descartáveis e embalagens flexíveis associado à Plastivida, apostou em um novo projeto para ampliar a destinação correta dos resíduos sólidos gerados em seus processos de produção.

A marca já se saía muito bem, mas vivenciava dificuldades para destinar adequadamente alguns resíduos específicos. Mas nada que a dedicação não pudesse reverter.

Os responsáveis pela ação passaram a buscar alternativas de reciclagem para todos esses resíduos e conseguiram encontrar excelentes soluções. As cinzas de caldeira passaram a ser endereçadas à compostagem; os resquícios de construção civil foram direcionados à usina de britagem e passaram a ser utilizados antes da colocação do asfalto; estopas, cola, borras, etiquetas e fitas passaram a ser encaminhadas ao coprocessamento (recuperação energética).

O monitoramento é feito por meio de um indicador interno que verifica tudo o que está sendo direcionado à reciclagem e aos aterros. Antes do projeto, a marca trabalhava com 94% de reciclabilidade mas, com essa mudança, atingiu o tão sonhado índice de 100%, ou seja, garante que todos os resíduos gerados ao longo do processo produtivo sejam reaproveitados em outros processos.

Hoje, o Grupo Copobras pode se vangloriar de não mandar mais nenhum resíduo de suas fábricas para os aterros. Motivo de comemoração!