fbpx

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – O mundo unido por um planeta melhor

Saiba como podemos contribuir para alcançarmos, juntos, as metas globais

Você já ouviu falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apoiados pela Organização das Nações Unidas (ONU)? Com o intuito de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que toda a população mundial possa viver em paz e com prosperidade, em 2015 diversos chefes de Estado se reuniram com executivos da ONU e lançaram a Agenda 2030. Dentro dela, foram definidos 17 objetivos.

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e meios de implementação

Para cada um desses objetivos foram traçadas metas e, considerando que a economia circular é o futuro do planeta, muitas dessas metas dizem respeito ao consumo consciente e à melhor gestão dos resíduos. É justamente sobre algumas delas que falaremos no texto de hoje, para que possamos – mesmo que individualmente – também auxiliar essa construção sustentável.

O objetivo número 12 trata especificamente da garantia de padrões de consumo e produção sustentáveis. Entre as metas desse objetivo estão, por exemplo, duas que nós, como cidadãos, podemos contribuir diretamente:

  • Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso
  • Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza

Como faremos isso? O primeiro passo é lembrar de sempre separar e descartar corretamente os resíduos. Tudo o que tiver potencial para a reciclagem, deve ser encaminhado à coleta seletiva para que consigamos reduzir ao máximo o volume de materiais reaproveitáveis dispostos nos aterros sanitários.

O segundo passo é compartilhar conhecimento (e é justamente isso que fazemos aqui no Separe. Não Pare). Conversar com nossos amigos, explicar a dinâmica rápida da separação de resíduos e, assim, estimular a comunidade a também abraçar a cultura da reciclagem é uma atitude que podemos incorporar ao nosso dia a dia. Uma dica: compartilhe os nossos perfis das redes sociais com seus contatos! ?

Por fim, se quiser saber mais sobre os 17 ODS, confira AQUI.