fbpx

Neutralizar as emissões de carbono: você sabe o que é e como a reciclagem ajuda?

Separar e destinar adequadamente os resíduos auxilia na redução das emissões de CO2

O mundo inteiro está ciente de que precisamos mudar determinados comportamentos para garantir que o planeta permaneça saudável para as futuras gerações. Dentro de inúmeras necessidades está a emergência climática. A derrubada das florestas e a queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, o petróleo, alteram o clima natural da Terra e a consequência disso é que estamos vivendo os anos mais quentes da nossa história.

O aquecimento global é um problema gravíssimo que desequilibra todos os ecossistemas e precisa ser revertido. Para isso, uma das medidas conhecidas é a neutralização de carbono, ou seja, uma atuação dedicada a reduzir a geração de poluentes e de gases do efeito estufa na atmosfera.

Considerando que a responsabilidade pela sustentabilidade é compartilhada, todo mundo pode trabalhar em prol dessa neutralização. Existem até mesmo aplicativos – como o CarbonZ, disponível tanto para Android quanto para iOs – que contabilizam qual a quantidade de CO2 que estamos emitindo com base em nossos hábitos de consumo, já que todos os nossos movimentos, desde a escolha dos alimentos que integramos à nossa rotina alimentar até mesmo como nos locomovemos pela cidade e como descartamos nossos resíduos, impactam na quantidade de poluentes que geramos.

Esse cálculo pode ser feito por pessoas, mas também por condomínios, empresas, indústrias e até mesmo por eventos. Ele é importante pois quando sabemos quais as nossas atitudes que mais poluem, ganhamos consciência e podemos promover mudanças.

É justamente aqui que entra um fato muito importante e que nem todo mundo sabe: a reciclagem ajuda a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera.

Estudo do Centro de Tecnologia de Embalagens (CETEA) em parceria com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) relata que as ações das empresas realizadas na fase 1 do acordo de logística reversa de embalagens (ou seja, entre 2015 e 2017) correspondem a 61% do total das emissões evitadas para o setor de resíduos como um todo. Além disso, reforça que o potencial estimado de redução de carbono associado aos resíduos urbanos é de até 74% com expansão da reciclagem e da gestão adequada dos resíduos pelos municípios.

Lembram que falamos que a responsabilidade é compartilhada? Então enquanto cobramos, do poder público, a ampliação dos sistemas de coleta seletiva e de destinação adequada dos resíduos, as empresas fomentam suas ações de neutralização de carbono e nós, cidadãos, precisamos separar e destinar adequadamente todos os resíduos que geramos. Com essa atitude simples do dia a dia nós contribuímos com o meio ambiente neutralizando as emissões de CO2 na atmosfera e evitando que cheguemos a um colapso climático nos próximos anos.