Mês das Crianças: aprender reciclagem brincando

Muitas crianças brasileiras seguem sem aulas presenciais por conta da pandemia de COVID-19 e viveram um Dia das Crianças diferente em 2020. E depois de quase sete meses de crise, as famílias tiveram de se reinventar para dar conta das aulas virtuais e de entreter a criançada tanto tempo dentro de casa. Que tal, então, aproveitar para investir na educação ambiental dos pequenos?

Você já separa os seus resíduos recicláveis dos resíduos orgânicos? Se não separa, essa é uma ótima hora para começar. E, se já separa, também é um momento propício para incentivar e conscientizar as crianças, que são as nossas mentes pensantes do futuro.

Em primeiro lugar, lembre-se de ter dois cestos de lixo na sua casa: um para recicláveis e outro para orgânicos. E, se quiser deixar esses cestos ainda mais intuitivos e claros para as crianças, clique aqui e baixe nossas etiquetas. É só imprimir e colar nos cestos para que eles identifiquem rapidamente qual é qual.

Depois, que tal jogar um jogo que mostra exatamente como é o ciclo de vida das embalagens dentro do conceito de logística reversa? Sair da teoria levando a criançada para a prática é uma ótima forma de mostrar que sim, os materiais podem ser reaproveitados e a reciclagem é a responsável por isso.

Para tornar tudo isso mais lúdico, nós do SEPARE. NÃO PARE criamos um jogo de tabuleiro muito bacana para conscientizar e educar os pequenos.

Você só vai precisar de:

  • 1 dado
  • algumas tampinhas de refrigerante que serão os pinos dos jogadores
  • clicar aqui para imprimir o jogo colorido ou aqui para a versão em preto e branco, para colorir

As regras são bem simples. As crianças jogam o dado, avançam as casas, param em cada uma das etapas da reciclagem (descarte, coleta, triagem, venda e reciclagem) até que veem que aquela embalagem que elas descartaram lá no começo do jogo voltou para o supermercado em forma de um novo produto.

É divertido, simples e instrutivo. Vale a pena brincar. Pois quem aprende brincando, aprende melhor!