fbpx

Lá vem o Google – Parece que eles estão trabalhando na reciclagem de discos rígidos

Lá vem o Google – Parece que eles estão trabalhando na reciclagem de discos rígidos

O que levaria a gigante tecnológica a dedicar esforços à recuperação desses equipamentos?

Há algumas semanas a mídia internacional começou a noticiar que a Google – a gigante tecnológica – supostamente está trabalhando na reciclagem de discos rígidos. Por qual motivo a terceira marca mais valiosa do mundo estaria direcionando esforços a esse trabalho, saindo um pouco de sua atividade final para mergulhar na reciclagem?

Aparentemente, o objetivo está em conseguir extrair os conjuntos magnéticos desses equipamentos evitando, assim, que eles se percam junto à sucata de alumínio. Principalmente porque esses conjuntos são compostos por elementos químicos que são abundantes na crosta terrestre, porém raros pela dificuldade de extração. São materiais utilizados em superímãs (como os contidos nos discos rígidos), telas de dispositivos eletrônicos, painéis solares e outros tantos produtos.

Considerando que, segundo estudo da Universidade de Cambridge, a América do Norte produz anualmente cerca de 22 milhões de discos rígidos e que no máximo a cada cinco anos esses equipamentos são substituídos, é perceptível a importância de haver uma reciclagem desses materiais. 

Porém, o que dizem, é que não se trata apenas de pensar em uma possível escassez desses elementos ou de reaproveitá-los para a fabricação de novos discos rígidos, mas de atuar de forma direta no combate às mudanças climáticas dedicando parte dessa matéria-prima recuperada à energia limpa. Como? Utilizando-a na fabricação de carros elétricos, que poluem menos; turbinas eólicas para geração de energia por meio dos ventos; e painéis solares. 

Mas por qual motivo resolvemos compartilhar essa notícia aqui em nosso blog? Pois ela reforça a importância de separarmos e descartarmos corretamente todos os nossos resíduos, inclusive os eletrônicos! Pensem quanta riqueza está embutida nos celulares que não mais usamos, nos computadores antigos que se tornaram obsoletos, e em todos aqueles equipamentos que compramos e, em um determinado período, deixam de ser úteis?

Riquezas, e claro, perigos. Quando descartados erroneamente, esses equipamentos podem prejudicar a natureza e a nossa saúde, visto que os metais neles contidos podem contaminar o solo e a água.

Por fim, depois de toda essa curiosidade, queremos lembrar: separe e não pare! Reúna seus equipamentos eletrônicos e leve-os para o posto de coleta mais perto. Você pode se informar onde está esse posto acessando www.greeneletron.org.br.