fbpx

Ihhh mandei um item que não era reciclável para a cooperativa, e agora?

Fique tranquilo. Nós precisamos nos atentar para separar corretamente, mas nossos parceiros das cooperativas fazem uma excelente triagem

Acabou mandando uma embalagem para a coleta seletiva e depois percebeu que ela não era reciclável? Não se preocupe. Nossos parceiros que trabalham nas cooperativas de reciclagem são responsáveis por fazer uma triagem bastante eficiente de todos os materiais que recebem.

Isso significa que podemos desencanar e parar de prestar atenção ao descarte correto? De forma alguma! Quanto mais soubermos sobre quais materiais são ou não são recicláveis melhor. Isso porque quando descartamos tudo corretamente, otimizamos esse processo de triagem e garantimos, além de tudo, a integridade dos materiais recicláveis.

Vamos a um exemplo prático? A caixa de pizza. Muitas pessoas ainda ficam na dúvida se a caixa de pizza pode ou não pode ser reciclada. E a resposta é: depende de quão engordurada ela está. Porém, fica difícil para nós, cidadãos, conseguirmos fazer essa análise criteriosa. Assim, qual a recomendação? Toda caixa de pizza deve ir para o coletor de recicláveis.

Quando essa caixa chegar na cooperativa, o responsável pela triagem, que está super treinado e atento, fará sua análise e observará se ela pode ser reciclada ou se está impossibilitada de ser reaproveitada. E fará a destinação correta em ambos os casos.

Portanto, devemos sempre lembrar de limpar as embalagens antes de descartá-las para evitar que os resquícios dos produtos possam contaminar as outras embalagens, cuidar para que aqueles materiais cortantes (como o vidro) sejam descartados com cuidado para prevenir riscos de acidentes com os catadores e nunca parar de buscar conhecimento sobre as embalagens recicláveis. Separe, não pare e conte com o auxílio dos trabalhadores das cooperativas. Se a gente cometer um errinho aqui, eles consertarão lá.