fbpx

Garrafas, lacres e tampas – Importante manter tudo junto na hora de descartar

Garrafas, lacres e tampas – Importante manter tudo junto na hora de descartar 

Precisamos evitar que esses itens menores se percam no processo de triagem

Vamos falar sobre garrafas, lacres e tampas? Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a melhor forma de descartar garrafas e seus componentes para que tudo siga certinho para a reciclagem. Então vamos mergulhar nesse assunto!

Sempre que pensamos na separação e descarte corretos de embalagens recicláveis, devemos entender como a cadeia funciona para, então, abraçarmos as atitudes mais eficientes para contribuir com esse cenário. 

Pensando que o processo de triagem dos materiais recicláveis por nós descartados é feito manualmente pelos catadores que atuam nas cooperativas de reciclagem, o ideal é descartarmos de forma a facilitar essa separação. Então, sempre que formos nos desfazer de garrafas, por exemplo, devemos mantê-las fechadas para evitar que tanto o lacre quanto a tampa se percam nessa etapa. Uma boa dica para as garrafas PET é amassá-las e depois fechá-las. Isso ajuda a diminuir o volume que o item ocupa no coletor de recicláveis.

Mas há uma alternativa. O Brasil conta com programas socioambientais focados em reunir e dar o destino adequado às tampas de plástico. É o caso, por exemplo, do Tampinha Legal. Lançado em 2016, o programa coleta, separa e limpa tampas plásticas entregando-as diretamente para a reciclagem. Desde então, o programa já coletou mais de 365 milhões de tampas pelo país e o valor obtido com a venda desse material é revertido para as entidades assistenciais cadastradas.

Portanto, se você não separa as tampas plásticas dos produtos que consome para programas como o Tampinha Legal, sempre que for descartar garrafas, mantenha-as tampadas. O meio ambiente agradece.