fbpx

Corrida tecnológica – Quantos eletrônicos você já descartou em sua vida?

Corrida tecnológica – Quantos eletrônicos você já descartou em sua vida?

A inovação não para e isso faz com que a gente substitua nossos itens tecnológicos cada vez mais rápido.

Não importa em que ano você nasceu. Se hoje você está lendo esse post em nosso blog, com certeza está acompanhando a corrida desenfreada da tecnologia que vivemos nos tempos modernos.

Hoje em dia, com a inovação cada vez mais intensa, acabamos substituindo com muito mais agilidade nossos itens tecnológicos. Você já parou para pensar quantos aparelhos eletrônicos já descartou ao longo da sua vida?

Se você nasceu entre as décadas de 1980 e 1990, vai se identificar com esses oito itens que vamos mostrar agora que já foram extremamente utilizados, mas estão praticamente extintos:

  • Fita de Videocassete – Quem nunca teve de rebobinar uma fita antes de devolvê-la na locadora não sabe como o videocassete era importante para nosso entretenimento.
  • Walkman e discman– Aparelhos de som portáteis eram tudo o que muita gente queria. Primeiro vieram os walkmans, que tocavam rádio e também fitas K7. Depois que chegaram os CDs, chegaram também os discmans. Hoje em dia, nada disso mais está em uso por aí.
  • TV de tubo – Essas tvs eram um trambolhão. Super pesadas e desajeitadas. Mas não sabíamos disso até que surgiram as tvs de plasmas que logo foram substituídas pelas de LCD e, agora, pelas de led. Qual será a próxima tecnologia?
  • Pager – Só quem teve um pager sabe como era mandar e receber mensagens por esse dispositivo. Parecia mágica. Quem iria imaginar que alguns anos depois chegaria o Whatsapp?
  • Agenda eletrônica – Um aparelho que chegou com o intuito de aposentar nossas agendas de papel, mas logo perdeu sua relevância com a chegada dos celulares e smartphones.
  • MP3 Player – O nascimento do formato MP3 foi uma revolução na música e, na sequência, surgiram esses dispositivos. Era incrível poder colocar centenas de canções em um aparelhinho tão pequeno. Mas, hoje, o smartphone e aplicativos como o Spotify e o Deezer já dão conta do recado, não é mesmo?
  • Disquete – Antes do surgimento dos pendrives – que também já estão em desuso – era em disquetes que salvávamos nossos arquivos do trabalho e dos estudos. Há quanto tempo não vemos um desse?
  • Tamagoshi Toda uma geração se apaixonou pelo bichinho virtual que exigia cuidados diários. Quem tinha um não podia esquecer de dar comida, carinho, banho e remédio para o filhotinho que ia crescendo com o passar do tempo. Hoje esse aparelhinho já é relíquia e joguinhos com bichinhos virtuais estão disponíveis nos smartphones.

Mas o que queremos reforçar com esse momento de recordações? Que a gente precisa, sempre, descartar corretamente nossos eletrônicos. Pense em quantos e quantos aparelhos já passaram pela nossa rotina. Agora pense que esses itens podem seguir dois caminhos: os aterros sanitários, perdendo todo seu valor e ainda prejudicando o meio ambiente; ou a reciclagem. Há muito a ser reaproveitado na tecnologia mesmo quando ela deixa de ser útil para nós. Para saber onde descartar corretamente tudo isso, acesse www.greeneletron.com.br. Lá você com certeza vai encontrar um ponto de coleta ideal para levar toda a tecnologia que já não tem mais utilidade.