5 curiosidades sobre separação de embalagens
Separar os resíduos recicláveis não é uma tarefa difícil. Às vezes, pequenas dúvidas geram incertezas sobre como iniciar esse hábito que impacta positivamente toda uma cadeia – o consumidor, os cooperados, cooperativas e meio ambiente.
É por isso que trouxemos 5 curiosidades que vão te ajudar a começar a separar e não parar!
1. Preciso ter 4 cestos de resíduos em casa?
Já imaginou ocupar algum ambiente com 4 cestos para separar metais, papel, plástico e vidro? Na verdade, você precisa de apenas dois: um para resíduos orgânicos e outro para os recicláveis, já que eles serão separados quando chegarem na triagem.
2. As embalagens precisam ser lavadas?
Não! Você pode retirar o resto de comida das embalagens ou então reutilizar a água da lavagem dos pratos. Além de facilitar o trabalho quando esses materiais chegam à triagem, você evita o desperdício de água e colabora com o meio ambiente.
3. O isopor é realmente reciclável?
É sim. Essa é uma dúvida muito comum em relação ao isopor. Mas, por incrível que pareça, ele é um tipo de plástico e, por consequência, pode ser reciclado. O legal é que o isopor se torna matéria-prima para a fabricação de interruptores e rodapés, por exemplo.
4. O que eu faço com as cápsulas de café?
Separa. Como essas embalagens são compostos de alumínio e plástico, basta limpá-las e descartar. Aqui vale destacar que as cápsulas são um tipo de material que preferencialmente deve ser levado ao posto de coleta mais próximo para ter a destinação correta.
5. Como separar e não parar os materiais?
Aqui a gente volta para a primeira curiosidade. Basta apenas ter dois cestos de resíduos: orgânico e reciclável. Tê-los em casa já é o primeiro passo para a separação e mobilizar os vizinhos a também praticar essa iniciativa.
Como é possível perceber com essas curiosidades, a separação e o descarte de materiais recicláveis são fáceis e simples. Que tal compartilhar essa prática já dentro de casa?