3 mitos sobre a separação do papel
Será que ele pode ser reciclado se estiver amassado, rasgado ou engordurado?
Você sabia que o papel pode ser reciclado até sete vezes? De tudo o que descartamos, 90% pode ser reaproveitado, por isso é tão importante separar folhas de sulfite, caixas de papelão, embalagens de remédio e muitos outros artigos de papel e jogar no cesto dos recicláveis.
Só que tem muita gente que deixa de separar vários tipos de papel achando que ele não pode ser reciclado se estiver amassado ou rasgado, por exemplo. Será verdade? A gente esclarece, a seguir, três mitos sobre esse assunto.
1. Se amassou, não recicla. MENTIRA
Tem gente que acha que amassar o papel quebra as suas fibras e inviabiliza a reciclagem, mas isso não é verdade. O papel amassado e o rasgado também podem ser reciclados, pode separar com tranquilidade.
2. Caixa de pizza vai para o lixo comum. MENTIRA
Calma lá: caixa da pizza pode ser descartada com os recicláveis mesmo que esteja engordurada –só não vale deixar os restos de comida dentro dela. Então é só limpar bem a caixa e descartá-la junto com os outros recicláveis, que o pessoal do centro de triagem vai selecionar o que pode ser aproveitado.
3. Jornal e revista não são recicláveis. MENTIRA
Quem disse? Eles são recicláveis, sim! Quando terminar de ler, pode separar e descartar, pois a tinta é removida no processo, permitindo que esses impressos sejam reciclados e deem vida a novos tipos de papel.