fbpx

Cinco dicas para incentivar a separação de resíduos em sua comunidade

Cinco dicas para incentivar a separação de resíduos em sua comunidade

Se você separa seus resíduos, mas vê que vizinhos e parentes não fazem o mesmo, esse post vai te ajudar!

Você sabe que a reciclagem é uma das melhores formas de preservar o meio ambiente, não é? E sabe, também, que para que a reciclagem aconteça, precisamos separar e descartar corretamente todos os nossos resíduos, colocando-os em dois coletores distintos: um para orgânicos e outro para itens recicláveis.

Porém, apesar da compreensão geral sobre o assunto, percebemos que muitas vezes nossos vizinhos não estão fazendo o mesmo e acabam descartando tudo junto, de uma única vez, o que leva muitos itens com ótimo potencial de reaproveitamento para os aterros sanitários.

Mas saiba que você pode fazer a diferença em sua comunidade. Suas ações importam e, se estiver disposto a compartilhá-las com aqueles que estão próximos, pode até mesmo pensar em promover um programa comunitário de separação e descarte corretos. Para te ajudar nesse desafio, preparamos cinco dicas de pequenas práticas que você pode adotar para incentivar seus vizinhos e colegas a agirem a favor do meio ambiente e da sustentabilidade.

  1. Conheça exatamente os dias da semana em que o caminhão da coleta coletiva passa em sua rua. Caso não tenha coleta seletiva, saiba onde estão as cooperativas ou os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) mais próximos de casa ou no caminho para o trabalho. Compartilhe essa informação com seus vizinhos.
  2. Use suas redes sociais para divulgar informações sobre como separar e descartar adequadamente todos os resíduos em casa e no ambiente de trabalho, para que seus amigos e familiares também tenham ciência dessas informações. E você pode fazer o mesmo pelo Muitas pessoas têm grupos com os vizinhos nessa ferramenta!
  3. Estimule a empresa onde trabalha a colocar dois coletores, um para recicláveis e outro para orgânicos, no espaço. Com os dois cestos disponíveis, seus colegas não terão motivos para não separar corretamente os resíduos.
  4. Ensine a cultura da reciclagem para as crianças desde o início da aprendizagem. Quando elas aprendem a separar e descartar corretamente desde cedo e estabelecem o hábito, a chance de que sigam com essa rotina para o resto da vida é enorme. Além disso, elas têm um entusiasmo natural que pode se espalhar para seus pais, amigos e parentes.
  5. Crie competições saudáveis entre os amigos para fortalecer o hábito. Muitas escolas fazem esse tipo de gincana com os alunos. Você também pode fazer, é só usar a criatividade.

Que tal colocar algumas dessas ideias em prática e depois compartilhar conosco em nossas redes sociais: Instagram e Facebook? Contamos com você para aumentar ainda mais o potencial de reciclagem do nosso país!