fbpx

Biodegradável – Você sabe o que isso significa?

Biodegradável – Você sabe o que isso significa?

Precisamos focar no consumo consciente inclusive de itens biodegradáveis

O termo biodegradável surge frequentemente nas rodas de conversa sobre poluição, descarte correto de resíduos e reciclagem. Mas será que todo mundo realmente entende o que ele quer dizer?

De acordo com o dicionário Michaelis, biodegradável é a substância que pode ser decomposta por processos biológicos, especialmente pela ação de microrganismos. Ou seja, biodegradável é a característica de um material que ao ser descartado no meio ambiente se decompõe normalmente. E aqui temos uma ampla gama de produtos que vai desde alimentos até embalagens.

Mas será que podemos consumir e descartar sem preocupação qualquer item só por ele ser biodegradável?

A resposta é NÃO!

Não podemos dissociar o conceito de biodegradável da realidade em que vivemos. Hoje em dia, a maior parte dos resíduos que geramos em nossa rotina não vai parar na natureza. Vai para os aterros sanitários. E é justamente a esse ponto que temos que nos atentar.

Quando descartados no meio ambiente livre, os átomos de carbono dos biodegradáveis voltam à atmosfera em forma de dióxido de carbono. Mas quando esse processo acontece em um aterro sanitário, um ambiente anaeróbio (ou seja, sem oxigênio), não é bem assim que o ciclo se consolida. Nesse caso, esses mesmos átomos de carbono se transformam em metano, um gás do efeito estufa que chega a ser 25 vezes mais poluente do que o dióxido de carbono.

Mesmo sabendo que muitos aterros sanitários ao redor do mundo já contam com tecnologia capaz de capturar o metano e transformá-lo em energia, não podemos descuidar. Precisamos consumir de forma consciente, separar e descartar corretamente todos os nossos resíduos. Somente assim podemos diminuir o volume de material depositado nos aterros e garantir que os itens recicláveis sigam para as cooperativas e, posteriormente, para a indústria recicladora.