A rotina de quem se preocupa com a reciclagem

Sempre que queremos mudar algum hábito em nossas vidas, devemos incluí-lo em nossa rotina. Isso vale para atividades físicas, para a prática da leitura, para uma alimentação saudável e… para aderir à cultura da reciclagem!

A partir do momento em que implementa os processos de separação do lixo no seu dia a dia, você não vai mais parar. É disso que precisamos para batalhar por um mundo mais sustentável: que você Separe. Não Pare.

Recentemente, lançamos a campanha #21diasdeseparenãopare com 21 dicas valiosas sobre o que pode ser reciclado, como separar o lixo de forma segura e onde encontrar ideias para reaproveitar materiais.

Durante a pandemia do novo coronavírus tivemos que mudar muitas coisas em nosso dia a dia. O trabalho, muitas vezes, passou a ser feito em casa; nossos hábitos de higiene se intensificaram; nos acostumamos a sair com máscara no rosto e portando álcool em gel para a limpeza das mãos; e aprendemos que manter certa distância um dos outros é fundamental para conter a doença. Com tudo isso, estamos mais tempo dentro de nossas casas e esse é um excelente momento para implementarmos novos hábitos saudáveis.

Então, caso ainda não tenha incorporado a separação do lixo à sua rotina, o auxiliamos com mais algumas sugestões. São mudanças simples e que podem nos ajudar a melhorar ainda mais o cenário da reciclagem no nosso país. Vamos? Antes de planejar a sua nova rotina, siga esses três passos:

  • Em primeiro lugar, navegue pelo nosso site para saber o que pode e o que não pode ser reciclado;
  • Na sequência, verifique no site da prefeitura da sua cidade qual a melhor forma de destinar o seu lixo reciclável. Entenda se na sua região existe coleta seletiva ou encontre o ponto de entrega voluntária (PEV) mais próximo de você;
  • Providencie dois cestos distintos: um para o lixo orgânico e outro para o reciclável.

Agora você está pronto para aderir à cultura da reciclagem. E temos dicas de como não falhar nesse processo:

  • Ao terminar o consumo de um produto, seja ele um creme dental, um xampu, um refrigerante ou a comida ou bebida de um delivery, crie o hábito de imediatamente encaminhar essa embalagem para o cesto de recicláveis. Assim ela não corre o risco de ir parar no lixo comum;
  • Planeje-se e coloque no seu calendário os dias em que a coleta seletiva passa na sua rua ou estipule um prazo para levar seus resíduos até o ponto de entrega voluntária mais próximo. O lixo reciclável, quando bem armazenado, não exala cheiro e não atrai insetos;
  • Organize-se para fazer faxinas periódicas em seus armários, destinando corretamente papeis, plásticos e embalagens que encontrar.

E lembre-se que teorias dizem que manter um novo hábito constantemente por 21 dias faz com que ele passe a integrar a nossa rotina. Quem ainda não começou, comece hoje mesmo! E se você já está habituado a separar o lixo, compartilhe essas dicas com aquele amigo que ainda não vestiu a camisa da reciclagem.