fbpx

A gente separa, eles transformam

A indústria produz muitos novos produtos com tudo aquilo que descartamos

Aqui em nosso blog sempre falamos que precisamos separar e descartar certinho nossos resíduos para garantir que todo material com potencial para ser reciclado seja, de fato, reciclado. Mas hoje vamos partir para a outra ponta dessa complexa cadeia e vamos falar sobre o resultado da nossa atitude consciente.

Em muitos casos, o nosso resíduo é tratado e volta a ser matéria-prima para a fabricação de um novo produto igual ao original. É o caso do vidro, por exemplo. Muitas embalagens de vidro voltam a ser as mesmas embalagens de vidro. Mas há toda uma indústria de transformação que trabalha com criatividade e competência e, de fato, transforma o resíduo descartado em um produto totalmente novo.

As garrafas PET podem virar, além de uma nova garrafa, uma infinidade de novos produtos como camisetas, sapatos, revestimentos para a parede, carpetes de carros, vassouras e até mesmo carrinhos de supermercado.

Sabe aquele frasco para xampu que você acabou jogando no coletor de não recicláveis? Pois ele poderia ter sido usado para fabricar muitos novos produtos, inclusive próteses para crianças com deficiência. Isso mesmo! Um empresário australiano está reciclando embalagens e utilizando a impressão 3D para ajudar crianças que precisam de próteses.

Outras transformações interessantes envolvem o uso de pneus velhos para fabricação de piso emborrachado, antiderrapante e que ainda oferece um bom conforto acústico, ideal para escolas e parquinhos para crianças; poliestireno reciclado proveniente da reciclagem de Isopor® que se transforma em rodapés e outros acabamentos da construção civil; e PVC sendo utilizado na fabricação de mangueiras, cabos e novas tubulações.

São tantas ideias e inovações que seria impossível listarmos tudo aqui. Mas o que mais queremos é mostrar que quando separamos e descartamos os recicláveis corretamente, contribuímos para que a indústria siga trabalhando na busca por novos produtos para serem fabricados com esses materiais. Todo mundo ganha, principalmente a natureza!